domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha Crítica da novela “Passione”, da Rede Globo



A novela “Passione”, destinada ao público adulto, é exibida de segunda a sábado, pela Rede Globo de Televisão, por volta das 21 horas. Em suma, o enredo conta a história de um brasileiro (Totó, apelido do personagem Antônio Mattolli, interpretado por Tony Ramos), separado de sua mãe quando pequeno, posteriormente adotado e levado por uma família de italianos. Sua mãe biológica, uma empresária, acaba o encontrando, já depois de adulto. Totó é herdeiro de algumas ações da empresa de sua família biológica. Portanto, é o alvo das atenções de muitos outros personagens, que esperam lucrar em virtude disso, como Clara (interpretada por Mariana Ximenes), que casa com Totó, por interesse financeiro. Clara é dissimulada, mentirosa, traidora e capaz de muitas falcatruas para conseguir a herança. Totó é mostrado um homem bom, justo e ingênuo.
Clara se envolve novamente com seu ex amante, Fred (interpretado por Reynaldo Gianecchini). Essa relação demonstra o apelo sexual da novela, o sexo como artifício para conseguir o que se quer, pois ambos os personagens querem se beneficiar financeiramente, não se importando um com o outro.

A novela também aborda outros assuntos, interligados de uma ou outra forma com os protagonistas, tais como: ganância, desonestidade, mentiras e traições (inclusive de mãe para filha), drogas, amor romântico, indiferença, esperteza, o trivial combate entre o bem e o mal, entre outros. Esses conceitos são transmitidos, aparentemente, tentando ressaltar o valor do bem sobre o mal. Entretanto, cenas dos personagens tidos como vilões, não seriam adequadas para um público mais jovem, acredito, tamanha poderia ser sua influência sobre ele. Ainda que soubessem que se trata de comportamentos não recomendáveis, poderiam se iludir com as imagens que mostram um mundo onde qualquer coisa é permitida para se conseguir status, dinheiro e poder. Por outro lado, a novela aborda a realidade de tristeza e dificuldades das pessoas e das famílias das pessoas que de deixam levar pelas drogas.
O padrão de beleza é reforçado. Além disso, a maioria dos personagens possui alto padrão de vida, diferente da vida da maioria dos brasileiros que a assistem. Durante os intervalos são veiculadas, principalmente, propagandas de automóveis, supermercados, shoppings e produtos femininos, uma vez que a maioria dos telespectadores são mulheres.

Sem dúvida, “Passione” causa impacto na sociedade brasileira. É uma novela com altos índices de audiência. Seus telespectadores podem se identificar e “torcer” pelos personagens de aparente boa índole, como podem também se deixar levar pela leviandade de outros personagens que pregam a cultura do ter, sem medir esforços para tal, mesmo que tais esforços incluam a exterminação de valores como a ética, o respeito e a prudência, a honestidade.
Acredito que muitas pessoas podem não se deixar influenciar por tais mensagens, pois possuem equilíbrio e senso crítico suficientes. Entretanto, isso pode não ocorrer com outras pessoas, o que nos leva a refletir sobre o impacto que a novela pode ter na vida de muitos brasileiros, acostumados somente a absorver informações, sem a consciência crítica. (F. R. Torres)


Imagens: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário