domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha Crítica dos filmes: “O Quarto Poder” e “Muito Além do Cidadão Kane”


“O Quarto Poder”, 1997, filme dirigido por Costa-Gravas, narra a história de um jornalista (interpretado por Dustin Hoffman) que faz o possível para conseguir resgatar o sucesso em suas reportagens. Certo dia, num museu, coincidentemente, encontra o conteúdo para a reportagem que traria, supostamente, o sucesso de seu trabalho de volta: um ex guarda do museu (interpretado por John Travolta), recém demitido, entra no prédio tentando convencer a diretora a lhe devolver seu emprego. Aponta uma arma para ela e para as crianças que visitam o local no momento, faz todos de reféns, porém sem nenhuma experiência com relação à criminalidade, uma vez que seu único objetivo era ter seu emprego de volta para dar assistência à sua família. Logo o repórter se esconde e liga para a redação da TV, informando sobre o acontecido e planejando a cobertura exclusiva. O guarda o encontra e a partir daí começam uma curiosa relação: o repórter induz o guarda a fazer o que lhe parece propício para uma boa cobertura jornalística (incluindo falas, ações e entrevistas), e este último o “obedece”, no intuito de convencer as pessoas de que ele não é uma pessoa ruim, apenas precisa do emprego e, como isso lhe foi negado, chega ao extremo.
O filme aborda as relações entre a sociedade e a mídia televisiva, destacando a manipulação, o sensacionalismo e a exposição humana como fonte de interesses tanto da mídia, como das outras pessoas, que a alimentam. Fatos interessantes se dão quando o ex guarda atira, acidentalmente, em seu colega de trabalho e, depois, dando uma entrevista, diz que o disparo não fora proposital, relatando os motivos que o levaram a agir da maneira que estava agindo. Esse trecho mostra como o conteúdo televisivo é capaz de manipular a mente dos telespectadores: muitos dos que antes o condenavam, após assistir a entrevista passaram a tê-lo como heroi. O “quarto poder” nada mais é do que a TV, que tanto interfere na vida das pessoas. O repórter se envolve com o drama do guarda e percebe que tornou um problema real em um show público, em virtude da fama e do reconhecimento de seu “trabalho”. Ele também acaba experimentando o papel de “vítima” da mídia e da imprensa.
As questões abordadas no filme tecem uma relação com o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, 1993, BBC, que mostra e traz reflexões a respeito do poder da mídia televisiva no Brasil, principalmente da Rede Globo, bem como suas relações e as de seu presidente, Roberto Marinho, com a política. Tal documentário fora censurado no Brasil, um dos motivos se caracteriza pelo fato de expor publicamente questões que comprometem a ética do trabalho jornalístico (dentre outros) de programas veiculados pela emissora. À Rede Globo é atribuído grande status, tal rede é tida até hoje como a melhor pelo público brasileiro. Entretanto, vê-se que tanto ela, como outras redes, se apropriam de um público pouco crítico para alimentar ainda mais a cultura do consumismo: esse é apenas um dos pontos que podem ser citados como influentes sobre as mentes das pessoas. Novelas e muitos outros programas transmitem, de modo subliminar ou não, conteúdos negativos e de veracidade duvidosa. Por isso é importante uma leitura crítica do que se está a assistir, principalmente quando o telespectador é uma criança ou jovem, que ainda está em formação, absorvendo tudo que lhe é transmitido. É preciso buscar outras formas de se assistir TV, como, por exemplo, questionar as informações veiculadas, confrontando-as, procurando pesquisar em outras fontes e não apenas absorvendo-as e tomando-as como verdades absolutas. Também é interessante procurar inovar, não se deixando levar pelo comodismo de assistir à mesma Rede e aos mesmos programas todos os dias, todo tempo. A busca por novidades pode reservar boas, significativas e enriquecedoras surpresas. (F. R. Torres)


Referências Bibliográficas:

Filme: O Quarto Poder. 1997. EUA.

http://midiaseducacao-videos.blogspot.com/2008/01/muito-alm-do-cidado-kane-i.html. Acesso em agosto de 2010.

http://www.interfilmes.com/filme_14283_o.quarto.poder.html. Acesso em agosto de 2010.

http://www.youtube.com/results?search_query=muito+al%C3%A9m+do+cidad%C3%A3o+kane&aq=f. Acesso em agosto de 2010.



Imagens:
cineencontrouneb.blogspot.com
artureduardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário